Como comprar na internet de forma segura

Estou fazendo uma reforma lá em casa para integrar a sala com a cozinha e, como parte do projeto, resolvi trocar os eletrodomésticos. Neste processo de compra, fiz alguns bons negócios e outros péssimos. Pra falar a verdade acabei sendo enganada numa compra pela internet num site duvidoso http://www.livrariagodoy.com.br. Nesse post vou compartilhar com vocês como fazer uma boa compra e também como evitar cair em golpes como esse que eu caí.

Indo direto ao ponto, aqui estão 3 dicas simples pra comprar pela internet sem cair em golpes:

  1. Nunca pague em boleto bancário!!! Tem várias formas de pagamento seguro pela internet. Utilize-as.
  2. Consulte o nome da empresa no Reclame Aqui e verifique se o registro do site é recente no Registro.br. Se for, desconfie.
  3. Cheque o CNPJ da empresa na Recita Federal.

Quando fiz o projeto da marcenaria da cozinha, decidi os eletrodomésticos que queria utilizar. Como a lista de itens para comprar era grande: cooktop, coifa, forno, lava-louças e geladeira, arregacei as mangas e comecei a pesquisar preços em diferentes lojas.

Tenho alguma prática em comprar pela internet e comecei usando os sites de busca de preços como o Buscapé e o Zoom para comparar os preços entre as lojas. Durante a obra se gasta muito, então vale tentar economizar onde for possível.

Para comprar eletrodomésticos com preço bom você tem que acompanhar os preços dos produtos diariamente, pois é similar à bolsa de valores, cada dia eles sobem ou baixam de preço. O site Zoom fornece um gráfico com o histórico de preços dos últimos 40 dias e dos últimos 6 meses e você pode, inclusive, ajustar um alerta com o preço que você quer pagar. Quando o produto chegar neste preço você recebe um email avisando. É bem prático e vale a pena utilizar quando você não tem muita pressa para comprar aquele determinado produto.

histórico de preços

Eu também consegui alguns preços muito bons com uma loja chamada Spazio em São José dos Campos. A Patrícia (que atende pelo WhatsApp 12 99717-6800) foi a vendedora que me atendeu e ela ficava acompanhando os preços pra mim e me avisava quando baixava. Achei essa alternativa excelente, principalmente para quem não tem tempo de ficar pesquisando preço. Além disso ainda promove o comércio local da cidade.

Mesmo com alguma prática de comprar na internet eu acabei caindo num golpe de um site chamado www.livrariagodoy.com.br. E, resumindo, a história foi assim…

Hoje em dia com todos os cookies que os sites usam, quando você começa a pesquisar um item na internet, qualquer site que você abre aparecem aquelas janelinhas oferecendo o produto que você pesquisou. Já comprei algumas vezes usando o site do Walmart e durante uma das minhas pesquisas de preços, numa janelinha dessas que apareceu, me deparei com um anúncio da Livraria Godoy com preços de eletrodomésticos muito bons. Comecei a ver aqueles preços mais baixos e resolvi pesquisar sobre a empresa. Não tinha nenhuma reclamação no site Reclame Aqui da empresa. Consultei o CNPJ e estava tudo em dia com a empresa (aberta desde 1997). Enviei um email com algumas dúvidas sobre os produtos e recebi um email automático dizendo que todas as informações estavam no site. Entrei no site pra simular uma compra e quando selecionei a opção para pagamento no cartão, o pedido foi concluído com os valores 50% maiores do que os anunciados. Recebi um email com as instruções para pagamento com o cartão. Tentei contato por telefone sem sucesso. Então, enviei um email pedindo para eles cancelarem o pedido e pedindo para eles entrarem em contato comigo por telefone. Eles então me ligaram e disseram que estavam cancelando o pedido.

Desisti da compra porque algo me parecia errado. Além disso, o prazo de entrega era bem longo, 19 dias úteis e eu não podia esperar tanto tempo. Alguns dias depois, não sei direito porque, talvez apenas para economizar 200,00, resolvi arriscar. Como o cooktop tinha um valor mais baixo e eu podia esperar, resolvi fazer a compra no site da Livraria Godoy, mesmo indo contra todos os meus instintos!

Eu fiz a compra com pagamento no boleto bancário no dia 15 de maio de 2017 e era pra receber o produto até 09 de Junho. Em geral, alguns dias após a compra recebemos a nota fiscal do produto, que tem que ser emitida antes de ser enviado. Quando chegou mais perto da data eu enviei alguns e-mails pra eles perguntando pela nota fiscal e nada. Silêncio do rádio. Resolvi então consultar novamente o Reclame Aqui e lá estavam outras reclamações semelhantes.

Pesquisando sobre o site e descobri que este site está registrado no nome de Marcio Campos Santana e foi ciado em 30/03/2017! Ou seja, não havia reclamações porque o site era muito recente.

Mas a história não termina ai. Depois de cair a ficha de que eu tinha sido enganada, eu comecei a pesquisar para comprar novamente o cooktop e, qual foi a minha surpresa quando eu me deparei com uma nova oferta semelhante. Entrei no link do site http://www.moveisgalileu.com.br e, pesquisando sobre este site, ele está no nome de Flavia Alves de Souza e foi criado em 15 de Maio com um CNPJ que não existe! Eu não comprei novamente para conferir, mas aposto que daqui a 15 dias começarão a aparecer reclamações sobre esta empresa também no Reclame Aqui.

Resolvi transformar essa minha experiência infeliz em algo que possa ajudar outras pessoas a não cometerem o mesmo erro. Eu podia apenas dizer “não compre na Livraria Godoy porque é uma fraude”, mas a minha conclusão é de que isso provavelmente é uma quadrilha que cria sites diferentes à cada 15 dias pra dar golpes nas pessoas usando produtos como isca. Então, o melhor mesmo é seguir as 3 dicas deste post pra evitar aborrecimentos.

Se você gostou deste post deste o seu comentário e compartilhe!

Boas compras e boa sorte!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s