Dicas para organizar a sua agenda

Ser uma pessoa mais organizada será sempre uma vantagem. Algumas pessoas podem pensar que passar algum tempo planejando certos projetos e ações é pura perca de tempo, mas a verdade é que a organização pode ser um fator definitivo para se tornar uma pessoa mais produtiva e ter mais qualidade de vida.

A primeira coisa para organizar a sua agenda é saber o que precisa ser feito. No post “Será que sobra tempo para fazer o que é importante para nós?” eu te mostrei uma forma de estabelecer as suas prioridades, o que nem sempre é trivial. Lá eu disse que para organizar o seu tempo você precisa se livrar das atividades que representam perda de tempo para poder resolver as coisas urgentes e importantes, delegar o que não é importante e investir nas coisas que realmente importam pra você.

Nesse post eu vou passar algumas dicas práticas para lidar com as atividades do dia a dia de forma simples e eficiente. Então vamos lá!

Planeje o dia seguinte: temos tantas atividades diárias que as vezes uma mudança de planos atrapalha todo o cronograma. À noite, antes de dormir, pense nas atividades do dia seguinte. Isso vai te ajudar a não esquecer de nada e a determinar a melhor hora de fazê-las. Se forem muitos itens avalie se não tem nada que possa ser feito no dia seguinte. Opte por poucas tarefas mas que possam ser bem executadas, assim, você ficará satisfeita com o resultado e animada para resolver mais “pepinos” no dia seguinte. Mas cuidado, se você sofre de insônia, não deixe que os seus pensamentos atrapalhem o seu sono. Neste caso, fazer uma lista escrita pode te dar segurança de que não vai esquecer nada e dormir tranquila.

Faça listas, mas não dependa delas: o mais importante ao se fazer uma lista é o processo mental de pensar no que precisa ser feito. Esse ato é um momento de planejamento onde você escanea o cérebro em busca de informações que foram armazenadas de forma aleatória, organiza e valida essas informações. Muitas vezes após fazermos uma lista de compras por exemplo, nem precisamos olhar a lista novamente, pois as informações foram gravadas na nossa memória. Às vezes validamos uma informação apenas falando em voz alta o que temos que fazer ou até mesmo pensando sobre o assunto. Como eu sou uma pessoa com uma boa memória visual, a lista escrita me ajuda bastante, mas eu também faço “listas mentais” enquanto corro ou dirijo. A lista é um meio para ajudar a planejar o seu dia ou a sua semana. A armadilha é que algumas pessoas gostam tanto de fazer listas, que elas perdem horas a fio fazendo listas detalhadas e acabam não executando as tarefas. A mensagem aqui é: mais importante que uma lista bonita é uma lista eficiente (não importa o suporte, pode ser num post-it ou no celular).

Decida se exercitar quando estiver descansada: apesar de ser uma pessoa que adora fazer exercícios, tenho uma tendência em decidir que “hoje eu estou muito cansada e mereço descansar”. Quem trabalha fora tem 3 alternativas de horário para se exercitar: pela manhã antes de ir para o trabalho, na hora do almoço e no final da tarde depois do trabalho. Qualquer ser humano normal prefere dormir até mais tarde de manhã, comer na hora do almoço e descansar ou cuidar das crianças no final do dia. A decisão de se exercitar é “difícil” justamente porque ela é contra o seu metabolismo natural. Por isso, não pense antes de ir, simplesmente vá. A decisão de se exercitar precisa ser tomada no dia anterior quando estiver planejando o dia seguinte, assim você vai apenas executar uma tarefa e não decidir sobre ela. Antes de dormir prepare a bolsa para ir à academia e vá cedinho ou a leve para o trabalho, assim você evita a tomada de decisão quando está cansada.

Concilie a sua agenda com a das crianças: essa dica vale para quem tem filhos. Como somos responsáveis pela agenda das crianças, utilize-a em seu favor conciliando uma atividade delas com uma de seu interesse, seja um esporte ou uma aula de artes. Por exemplo: enquanto meus filhos estudavam à tarde eu corria de manhã antes de ir para o trabalho, agora que eles têm aulas de futebol no final da tarde, eu vou pra academia enquanto eles jogam.

Use o seu tempo morto: quando pensamos nas atividades muitas vezes desistimos de fazer algo porque não temos tempo. Quanto tempo você leva com deslocamento, tarefas de casa, em filas de espera ou até mesmo se exercitando? O tempo morto são todos os momentos do seu dia que não são produtivos e que você pode utilizá-los para fazer coisas produtivas. Que tal aprender uma língua, ouvir um áudio book ou até mesmo ler um livro usando o seu tempo morto? Hoje em dia você pode usar o celular e ouvir arquivos de áudio enquanto você faz compras, dirige, corre ou ainda na sala de espera de um consultório médico.

Valorize suas conquistas: depois que você conseguiu realizar tudo que planejou para o seu dia nada mais justo que você dedique alguns momentos fazendo o que você gosta. Se dê ao direito de ler um livro, ir ao cinema ou sair com os amigos e aos poucos vá incluído essas atividades na sua agenda.

Espero que essas dicas sejam úteis pra você assim como elas são pra mim e pra minha família. Se você gostou desse post, deixe o seu comentário. Se você tem alguma sugestão, compartilhe com a gente. Vamos adorar saber como você faz para organizar o seu dia a dia!

Anúncios

3 comentários em “Dicas para organizar a sua agenda

Adicione o seu

  1. Oi rafa sobre seu post de hoje quero deixar minha experiência sobre planejamento de tarefas para o dia seguinte. Como também tenho tendência a perder o sono se ficar pensando muito antes de dormir me acostumei a deixar um bloquinho na mesinha de cabeceira e anotar o que fazer no dia seguinte. Assim durmo em paz.. É uma dica antiga mas que funciona muito bem.
    UM beijao, !

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s