4 Passos Importantes Para se Aprender Uma Nova Língua

Você tem vontade de aprender uma nova língua e está com preguiça porque acha que vai demorar anos para ser capaz de falar? Então você não está sozinha, pois a maioria das pessoas compartilha deste pensamento.

Eu não vou te dizer que aprender uma nova língua é fácil ou que não exige esforço porque não é verdade, mas vou compartilhar com você 4 passos importantes para o aprendizado de línguas que identifiquei observando o meu próprio desenvolvimento e o desenvolvimento dos meus filhos.

Quando fomos morar na França, meus filhos tiveram a oportunidade de estudar numa escola francesa e aprender uma segunda língua. Dessa forma, pude acompanhar o desenvolvimento deles na aprendizagem do Francês de forma natural e espontânea. O Bruno na época tinha 3 anos e ele tinha acabado de conquistar a sua fluência no Português! Já o Diogo tinha 5 anos e meio e já lia e escrevia. Apesar do desenvolvimento dos dois ter sido um pouco diferente por causa da diferença de idade, eles basicamente seguiram os mesmos 4 passos.

Antes do primeiro dia de aula, eu e o meu marido ensinamos a eles algumas frases de primeira necessidade como: “bom dia”, “obrigada”, “por favor”, “quero ir ao banheiro” e “quero beber água”. E assim, munidos deste vasto vocabulário, eles foram para a escola sem saberem nada, ou melhor, quase nada de Francês.

Adivinhem o que aconteceu? Num primeiro momento eles ficaram mudos, pararam de falar! No entanto, após algumas semanas eles já compreendiam bastante e, depois de alguns meses, eles estavam se arriscando a falar as primeiras frases simples. Ao final de um ano e meio, quando voltamos para o Brasil, os dois estavam falando Francês fluentemente.

Você deve estar se perguntando, mas e daí? Fazendo uma análise sobre o processo de aprendizado deles pude perceber que foi muito similar à forma como nós mesmos aprendemos a nossa língua mãe (apesar de já termos nos esquecido disso!).

Então vamos aos 4 passos que podem te ajudar na sua jornada de aprender uma nova língua:

1º passo: o primeiro passo para se aprender uma nova língua é escutar! Escutar para compreender.

Parar de falar é uma reação muito natural para quem não sabe falar a língua. E, se pararmos para pensar, isso pode não ser tão ruim assim. Quando paramos de falar nós abrimos espaço para escutar o que os outros falam. O que vem a ser o primeiro passo do aprendizado de uma língua, a compreensão.

Fazendo um paralelo com o desenvolvimento de uma criança, observamos que desde o seu nascimento ela escuta as pessoas falando a sua volta. Nos primeiros meses de vida ela não compreende o significado das palavras, mas aos poucos ela vai identificando as palavras e criando relações entre o que ela ouve, o que ela sente e o que ela vê.

2º passo: o segundo passo no aprendizado da língua é a fixação. Ouvir várias vezes para fixar o conhecimento.

Na verdade, a medida que a criança escuta várias vezes a mesma coisa ela começa a fixar o que ela ouve. Um bom exemplo é quando damos um DVD novo pra criança achando que ela vai gostar de variar e somos surpreendidos por eles nos pedindo para ver o mesmo DVD antigo. A criança gosta muito de ver conteúdo repetido porque a cada vez que ela assiste ela fixa o conteúdo na memória e vai assimilando mais informações. Assim como a criança, é necessário ouvir diversas vezes a mesma coisa para que você seja capaz de identificar as palavras, assimilar o seu significado e compreender a estrutura da língua.

3º passo: o terceiro passo é a imitação. Imitar para treinar. Esse passo é onde vai passar da compreensão para a fase de expressão. Uma nova língua é repleta de novos sons que utilizam músculos que não estamos acostumados a utilizar. A melhor forma de treinar esses músculos é imitar alguém falando. Assim como a criança faz quando repete o que nós falamos.

Voltando ao exemplo dos meus filhos, volta e meia eu pegava um deles fazendo um barulho tipo “rrrrrrrrr” saindo da garganta. Parecia que eles estavam engasgados e, no começo eu perguntava, o que é isso, que barulho é esse? Depois eu entendi que na verdade eles estavam treinando um fonema muito característico do Francês, como em merci por exemplo.

4º passo: o quarto passo é falar. Para se comunicar nós precisamos falar. Mas nós não precisamos falar corretamente. O problema é que nós ficamos com vergonha de falar errado e queremos aguardar o momento em que seremos capazes de falar corretamente para começar a falar. Esse é o principal erro de quem quer aprender outra língua!

Deixa eu te dar um exemplo: se você está no Rio de Janeiro e um gringo te para na rua, com um mapa na mão, e te pergunta: “onde é “pau de azucar”? Você pode até achar engraçado mas, muito provavelmente você não só vai dar a informação pra ele de como chegar no Pão de Açúcar, mas também vai achar muito legal ele ter tentando falar Português. Além disso, se ele foi capaz de te compreender (que é bem mais fácil do que falar!) pode-se dizer que a comunicação foi 100% eficiente. Ou seja, ele conseguiu a informação que queria.

Então quer dizer que é legal falar tudo errado? Não, o que eu quero dizer é que, mais importante do que falar corretamente é tentar falar. Não tenha medo de errar. Quando você se ouve falando errado o seu cérebro registra o erro e tenta corrigi-lo automaticamente. Como esse processo pode levar alguns minutos, provavelmente você não será capaz de voltar pra pessoa que te ajudou e falar a frase corretamente mas, de qualquer forma, ela fica gravada na sua memória e, quando você se vir novamente na mesma situação, você vai resgatar essa memória e falar corretamente.

Eu costumo dizer que: “quem fala, erra e quem erra, aprende” e o contrário também é válido. Isso significa que “quem não fala, não erra! Mas, também não aprende!”

Se você está estudando algum idioma ou se ainda está na dúvida se deve tentar, anime-se! Você é capaz de falar uma outra língua e nem mesmo precisa saber escrever para conseguir isso! Espero que esses 4 passos sejam úteis pra você na sua jornada.

Se você gostou deste post, deixe o seu comentário e compartilhe! Leia também 5 Dicas Para Acelerar o Seu Desenvolvimento no Aprendizado de Línguas

Anúncios

Um comentário em “4 Passos Importantes Para se Aprender Uma Nova Língua

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s