Você já ouviu falar em SEL?

SEL significa Social and Emotional Learning, ou em português, Aprendizagem Socioemocional.

A Aprendizagem Socioemocional é um processo educacional que desenvolvem habilidades mentais para entender e gerir as emoções. Essas habilidades mentais são fundamentais para estabelecer objetivos realistas, para cultivar relacionamentos duradouros, para demonstrar empatia pelos outros, para tomar decisões e resolver problemas de forma construtiva e ética.

SEL nasceu nos Estados Unidos com a implementação de programas de aprendizagem socioemocional nas escolas, na década de 90. Hoje programas de SEL são aplicados por diferentes países, desenvolvendo as habilidades mentais das crianças.

O desenvolvimento socioemocional das crianças influencia todas as outras áreas do desenvolvimento: cognitivo, motor, e desenvolvimento da linguagem e, todos estes desenvolvimentos, são fortemente influenciados por como a criança se sente e como ela é capaz de expressar suas ideias e emoções.

Profissionais definem o desenvolvimento socioemocional em crianças pequenas como sendo a saúde mental na primeira infância. O desenvolvimento socioemocional saudável inclui a capacidade de:

  • Formar e manter relações positivas
  • Experimentar, gerenciar e expressar emoções
  • Explorar e interagir com o ambiente

As crianças com habilidades socioemocionais bem desenvolvidas são mais capazes de:

  • Expressar suas ideias e sentimentos
  • Demonstrar empatia para com os outros
  • Gerir seus sentimentos de frustração e decepção com mais facilidade
  • Sentir-se confiante
  • Fazer e cultivar amizades mais facilmente
  • Ter melhor aproveitamento escolar

No Brasil, há alguns programas educacionais de aprendizagem socioemocional no ambiente escolar, como por exemplo o Programa Compasso e a Escola da Inteligência.

O Programa Compasso Socioemocional é uma adaptação brasileira do programa Second Step, desenvolvido pelo Committee for Children. O Second Step já foi traduzido, adaptado e implementado em 12 países. A versão em inglês do programa já foi utilizada em mais de 70 países.

A Escola da Inteligência é um programa educacional, com mais de 450 escolas conveniadas, fundamentado na Teoria da Inteligência Multifocal, elaborada pelo Dr. Augusto Cury.

Esses programas educacionais funcionam como uma espécie de caixa de ferramentas onde as crianças aprendem a utilizá-las para conhecer melhor suas emoções e saber lidar com elas. Será que a escola do seu filho se preocupa com isso?

Mas a escola não é a única responsável por ensinar as crianças a lidar com as suas emoções e, os pais, têm um papel fundamental nesse desenvolvimento. Leia mais sobre o assunto em Como o Afeto dos Pais Ajuda na Formação dos Filhos e 5 Dicas para Escolher uma Escola para o Seu Filho.

Se você gostou desse post, deixe aqui o seu comentário e compartilhe!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s