Ensinando o Seu Filho a Controlar Suas Emoções

Para praticar o autocontrole é necessário que a criança reconheça os seus sentimentos. Depois ela vai precisar saber como lidar com as suas emoções. Neste post eu proponho utilizar algumas técnicas simples para ajudar os nossos filhos neste processo.

Reconhecendo os Sentimentos

Uma forma de trabalhar a auto percepção da criança é utilizar carinhas que expressem os diferentes sentimentos: raiva, medo, alegria e perguntar para ela como está sentindo naquele momento e o que sentiu num determinado momento de crise.

Preparei umas cartas de sentimentos para você jogar com o seu filho e falar sobre suas emoções. Você pode imprimir 2 vezes e jogar como jogo da memória ou mímica, onde um adivinha a cara que o outro está fazendo.

Essa brincadeira, além de divertida, vai ajudar a criança reconhecer seus próprios sentimentos. Quando ela se sentir frustrada, peça para ela respirar fundo, pergunte qual o problema e como ela se sente.

Lidando com as Emoções

O segundo passo é ensinar a criança como lidar com as suas emoções. O que ela deve fazer quando estiver com medo ou com raiva? Se jogar no chão, bater, chorar ou fugir, não vai resolver a situação. Uma forma de fazer a criança refletir sobre o seu comportamento é utilizar um sinal de trânsito. Esse exercício foi criado pelo psicólogo Roger Weissberg, na década de 80, como parte de programa pioneiro chamado “desenvolvimento social” para escolas públicas de New Haven. Hoje, essa técnica é utilizada por milhares de escolas em todo o mundo e você pode utilizá-la também.

  • O vermelho significa: pare e se acalme.
  • O amarelo significa que ela deve pensar nas possíveis formas de resolver o problema e escolher a melhor.
  • O verde é o sinal para ela tentar fazer o que ela planejou e ver se funciona.

Desenhe um sinal de transito com a criança e peça para ela se lembrar do sinal quando estiver se sentindo frustrada. Dê um exemplo de uma situação real que vocês tenham vivido e construam a solução juntos. Por exemplo: lembra no sábado, na casa da vovó, que a mamãe disse que você não podia comer gostosura antes de almoço (situação de fome) e que você ficou com raiva e chorou muito? Então, quando você chorar, eu quero que você se lembre do sinal vermelho, que significa parar. Toda a vez que você sentir raiva, a gente vai parar e respirar fundo 3 vezes.

A próxima luz do sinal é o amarelo: que é quando a gente vai pensar em como resolver a situação. O que a gente pode combinar para não brigar por causa da gostosura? Aqui vocês têm que construir uma solução que seja factível e principalmente que você “ganhe” da criança, ou seja, que ela vai fazer o combinado. Para que funcione, as vezes temos que ceder um pouco na negociação. Faça um combinado! Que tal se a mamãe deixar você comer um tic-tac antes de almoço (afinal o que é uma balinha de tic-tac?) depois que você comer tudo, você pode comer a gostosura? Assim, a criança vai fazer o que você quer e vai ficar satisfeita porque foi ouvida e parcialmente atendida.

Pondo em Prática

O terceiro passo e mais importante é pôr em prática. O que você fez com o seu filho foi construir um caminho para ajudar vocês dois a sair de uma determinada situação de uma forma aceitável para os dois. Então é importante que você seja consistente e, no momento em que a situação aparecer você cobre dele executar o plano que vocês construíram. Lembre-se dos passos e tenho certeza que vocês vão se sair bem.

Se você gostou deste post, deixe o seu comentário e compartilhe! Se você quer saber mais sobre o assunto, leia mais sobre 3 Regras para Minimizar as Crises Nervosas do Seu Filho.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s