Como Funcionam as Escolas na França

Quando a gente muda de país e de cultura, até a mais simples providência se torna complexa. Isso porque não temos conhecimento de como as coisas realmente funcionam naquele país. Durante a minha estadia na França, precisei matricular as crianças na escola e lidar com uma série de situações desconhecidas para mim. Resolvi escrever esse post para ajudar as pessoas a se familiarizarem com o sistema de ensino Francês e antecipar algumas situações que podem ocorrer na vida real. Espero que você goste, então, inspire fundo e boa leitura!

O sistema de ensino na França é parecido com o brasileiro e é divido em 4 etapas: École Maternelle que corresponde à educação infantil, École Élémentaire e Collège que equivalem ao ensino fundamental (antigo primário e ginásio) e Lycée que é o nosso ensino médio.

Em geral as crianças entram no maternal aos 3 anos e há creches que abrigam as crianças com menos de 3 anos. Em razão da grande demanda, é muito difícil conseguir vagas em creches e, em geral, somente as mães que já estão empregadas, são contempladas. Portanto, se o seu filho tem menos de 3 anos é melhor você se planejar para cuidar dele e se der sorte você poderá conseguir uma vaga numa creche duas vezes por semana.

Na França há escolas públicas e privadas. As escolas privadas em geral não são muito caras, pois o corpo docente é pago pelo estado e os pais arcam apenas com os custos administrativos. As escolas públicas são gratuitas, mas a alimentação e o centro de lazer são serviços pagos à parte.

Para facilitar o entendimento do sistema escolar, selecionei alguns itens que acredito que podem ser úteis pra você: qual é o período escolar, quais são as entidades que funcionam dentro da escola, como funciona o calendário escolar, como fazer pagamentos e como mudar de escola se um dia você precisar.

Período das Aulas: as aulas são de segunda à sexta em período integral, exceto às quartas-feiras, que as crianças têm aulas apenas durante o período da manhã. As escolas oferecem ainda atividades extracurriculares e refeições no horário de almoço.

Entidades Dentro da Escola: eu demorei um certo tempo para entender quem era quem dentro da escola. Isso porque, na realidade, as escolas francesas abrigam 3 entidades diferentes: a escola propriamente dita, o centro de lazer e a cantina, e cada uma delas tem um responsável diferente.

  • A Escola: é coordenada pela diretora (que também é professora) e é a entidade responsável pelos alunos durante o período de aulas (entre 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h00).
  • O Centro de Lazer (ALAÉ – Accueil de Loisirs Associé à l’École): é uma entidade que trabalha com animadores que cuidam das crianças antes e depois do período das aulas e na pausa do meio-dia (das 7h30 às 8h30, das 11h30 às 13h30 e das 16h00 às 18h30). O centro de lazer também oferece atividades para as crianças que precisam ficar na escola durante às tardes de quarta-feira e durante os períodos de férias.
  • A Cantina (restauration scolaire): é a entidade responsável por oferecer almoço às crianças. São refeições completas com entrada, prato principal e sobremesa e uma boa oportunidade para o seu filho interagir com os colegas e provar os sabores da culinária francesa.

Calendário Escolar: o início das aulas ocorre em setembro e termina no final de Junho. Se prepare para ter os seus filhos de férias a cada 2 meses de aula. Diferentemente do Brasil, os franceses têm 4 férias de duas semanas (de Ação de Graças, de Natal, de inverno e de primavera), mais as férias de verão, que duram cerca de 2 meses (julho e agosto). O período de férias é defasado de acordo com a região da França. Isso é feito para aumentar o período de turismo e otimizar a ocupação de os hotéis e restaurantes na alta temporada. Para programar os seus passeios, consulte o calendário escolar para saber quando os seus filhos estarão de férias.

Pagamentos: caso você opte por deixar o seu filho almoçar na escola e participar das atividades oferecidas pelo centro de laser, você precisará pagar por esses serviços. A alimentação é paga diretamente para a prefeitura por uma fatura que vai chegar no seu endereço e as demais atividades são pagas para o centro de lazer na escola. Como tudo na França, esses serviços são “cotizados”, o que significa que o valor a ser pago depende da sua renda familiar. Portanto, mesmo que você pretenda ficar pouco tempo, você precisará se cadastrar num órgão chamado CAF – Caisses d’Allocation Familiale apresentando todos os documentos da sua família. Apenas após esse cadastro você vai conseguir fazer os pagamentos relacionados à escola.

Como mudar de escola: Caso não goste da escola, o melhor caminho é conversar com a diretora da escola que gostou e estudar a possibilidade de mudar. Se ela disser que há vaga para o seu filho, você vai precisar fazer um pedido de troca de escola (demande de dérogation) na Mairie. É importante conversar antes pois, uma vez que der entrada no pedido, primeiro eles irão disponibilizar a sua vaga e depois vão tentar te realocar na escola desejada. Funciona como uma dança das cadeiras e conversar antes com a diretora vai reduzir o risco do seu filho ficar sem vaga.

Se esse post foi útil para você, deixe o seu comentário e compartilhe! Se você procura dicas para morar na França, consulte o meu post 6 Dicas para Facilitar a sua Mudança para a França Levando sua Família.

Para saber mais sobre educação na França, consulte o site oficial do Ministério da Educação e o site da prefeitura (mairie) da cidade onde irá morar. Apesar da língua, com o seu português, um pouquinho de boa vontade e a ajuda de um tradutor, tenho certeza que você se sairá bem.

Boa sorte nas suas pesquisas e até logo! Bonne chance dans vos recherches et à bientôt!

Anúncios

4 comentários em “Como Funcionam as Escolas na França

Adicione o seu

    1. Ola Michele, você vai precisar de um visto de estudante, mas a sua filha vai precisar somente de um visto de visitante. O visto dela será dado junto com o seu.

      É normal se sentir perdida mas, o importante é não desistir! Aos poucos as coisas vão se encaixando até que derrepente acontece!

      Inspire-se e boa sorte!

      Curtir

    1. Olá Renata, tudo bem?
      O visto de visitante te dá direito de permanência de até 3 meses. Após esse período você precisa sair do país e não pode retornar antes de 3 meses.
      Para permanecer na França por períodos maiores que 3 meses você vai precisar de um visto de longa duração.
      Todas as crianças acima de 3 anos são obrigadas a frequentar a escola, portanto, como o seu filho tem 9 anos, a prefeitura vai matriculá-lo na escola que tiver vaga mais próxima do seu endereço.
      Quanto a ajudas do governo, existem diferentes tipos de ajudas que vão depender da sua renda familiar, do número de filhos e da idade dos seus filhos.
      Você pode se informar sobre essas ajudas na página da internet https://www.caf.fr/aides-et-services/s-informer-sur-les-aides.

      Espero que tenha te ajudado na sua jornada!
      Inspire-se e Boa Sorte!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s